terça-feira, 25 de setembro de 2018

Super dicas para escolher fornecedores de casamento

E então chegou o grande dia e você foi pedida(o) em casamento! Que alegria, muito choro, risos, uma intensa mistura de emoções. Passando a surpresa, você coloca os pés no chão e começa a fazer inúmeras contas na sua cabeça: quanto tempo eu tenho, quanto eu preciso ter de dinheiro, quanto custa cada fornecedor, quantos fornecedores eu posso pagar e quais são  minhas prioridades. Sim, é de ficar maluca(o) nestes primeiros dias, mas para tudo tem dicas daquela amiga, site, blog, prima, irmã que já casou. E assim, aqui vão as minhas dicas, que ao total destes 7 anos de atelier, ouvindo minhas noivas, compilei nesta postagem:

foto: Além Fotografia

1- Orçamento: sim você já deve ter lido muito por aí, que orçamento para começar a planejar um casamento é o item mais importante. Claro, pois apenas você e seu noivo vão poder definir o quanto conseguem juntar, se haverá ajuda financeira de terceiros, ajustar com os planos de casa nova, etc. Por isto este ponto é crucial. Uma dica que sempre passo quando fecho o contrato com minhas noivas é, pense sempre como se estivesse parcelando uma grande compra como um imóvel ou um carro: quanto você pode realmente comprometer do seu salário no prazo de 1 ano por exemplo para arcar com o montante final do seu casamento, e também o que pode cortar de gastos(saidinhas, comidinhas, sapatinhos, etc) que não influenciarão em sua qualidade de vida até a data do seu casamento.
2- Pesquise, pergunte, se informe: a palavra pesquise aqui abrange vários itens, como por exemplo: pesquise sites/blogs de casamento. Esta pesquisa é muito importante para você bater o martelo no seu estilo de casamento(boho, vintage, clássico, rústico, romântico, etc). Quando você descobrir seu estilo, você se sentirá mais segura para pesquisar suas referências e também os fornecedores que casam com seu estilo. Isto já vai eliminar metade de lojas de vestidos para você visitar, metade de fotógrafos para conversar, etc, etc. Pergunte: sua melhor amiga já casou e vocês tem estilos parecidos, pergunte seus fornecedores, pergunte quem ela indica e quem não indica, pergunte o que ela não fez que se arrependeu e o que ela fez que se arrependeu amargamente. Se informe: com sua lista de fornecedores e indicações na mão, se informe se todos são bem vistos na praça. O termo parece antigo, mas é bom sempre avaliar as referências, dar uma lidinha nos comentários das postagens dos fornecedores, para ver o que outras noivas estão falando dos trabalhos de seus fornecedores. Isto também evita golpistas, oportunistas, etc.

foto: Além Fotografia

3- Não tenha medo e nem vergonha: eu particularmente, tenho um pouco de vergonha de fazer vários orçamentos quando compro um produto, não sei explicar muito bem, mas me sinto comprometida com os fornecedores que entro em contato, e aí me parece que procurar outra pessoa, pode gerar um leilão do que estou procurando. Mas posso garantir que isto é um bloqueio pessoal, e se você sofre do mesmo problema, lembre que nós fornecedores estamos acostumados a fazer vários orçamentos por semana e, se você é bem educada, teremos o prazer em fazer seu orçamento, independente de sua resposta ser positiva ou negativa. Então a dica aqui é seja educada, e se prometeu uma resposta positiva ou negativa, cumpra a promessa enviando uma mensagem para evitar também que o fornecedor reserve sua data e fique no vácuo. 
4- Não caia em ciladas: considero ciladas aquele tipo de promoção que de tão boa parece não ser verdade. Parece óbvio na sua vida que não existe almoço grátis, não é? Então, leve esta regrinha na cabeça a cada reunião que você marcar com os fornecedores. Sim, existe épocas em que os fornecedores fazem promoções, parcerias com outros fornecedores, mas desconfie quando o desconto for muito grande ok? Na dúvida, volte no item pesquisar e se garanta que o fornecedor é super bem recomendado!
foto: Além Fotografia

5- Avalie o custo-benefício de cada item: você já listou todos seus desejos que cabem no seu orçamento, já dividiu em fatias e porcentagens o que cada um pode custar, mas aí, você foi no seu fornecedor favorito, e a conta não fechou...isto acontece, pode ter certeza. Mas e agora? Reavalie sua lista de desejos, e tente cortar algo que talvez não seja tão importante, aquele item que você gostou em outro casamento, mas você não morreria de tristeza se não tivesse no seu. Mesmo assim, ainda não sobrou uma gordurinha, e você se identificou muito com o fornecedor e não consegue imaginar seu casamento sem ele: negocie. Negocie itens para tirar do orçamento(por exemplo tipo de flores da decoração, um tecido mais em conta para o vestido que tenha o mesmo aspecto final), negocie forma de pagamentos. Pode ter certeza, nós fornecedores, quando nos identificamos com os noivos, também vamos pensar em formas de atender bem e fazer os orçamentos se encaixarem para fazer parte do seu casamento.
6- Leia: sim, sei que são chatos e longos, mas leia todos os contratos, independente do grau de confiança no fornecedor. Já diz o ditado que o combinado não sai caro nem barato não é mesmo? Ler os contratos com atenção, evita desgastes no quesito espectativa frustrada, ou pequenos imprevistos durante o evento(quando os convidados quebram peças da decoração por exemplo, ou se o vestido é locado, e por alguma pisada fora de proporção o tecido rasgou). Assim, você irá tranquila e não se sentirá lesada em nenhum momento. Curtir a festa de cabeça fria é garantia de lindas lembranças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário.